terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Benefícios e vantagens da castanha-do-pará.


Fortaleça seu organismo por R$ 0,30/dia – LEIA;
Alguns elementos da castanha-do-pará:
Selênio: 200 a 400 micrograma /1 castanha – Corpo precisa no mínimo 55 microgramas/dia
Micronutriente importantíssimo para o organismo
Ômega 3 e 6 – 70% da castanha são ácidos graxos
Vitamina B,E, Cálcio, Fósforo e Magnésio
Vantagens de se consumir castanha-do-pará:
A castanha-do-pará é indicada para várias doenças, rica em proteínas, gorduras, fósforo, e utilizada para os rins, fígado, pulmão, cura anemia e fortalece o cérebro./
A castanha-do-pará é indispensável aos desnutridos, os desmineralizados, os anêmicos, e tuberculosos que encontrarão nesta castanha “com casca” um alimento preciosíssimo.
Em virtude de seu valor proteico é tida comocarne vegetal. 
A castanha-do-pará afasta doenças do coração, previne cânceres, retarda o envelhecimento e regula o metabolismo
Possui portanto nutrientes como: ácidos graxos (ômega 3 e 6), vitaminas B e E, proteínas, fibras, cálcio, fósforo e magnésio. Como qualquer oleaginosa esta nós é rica em gorduras. Cerca de 70% da sua composição é de ácidos graxos insaturados (ômega 3 e 6) as chamadas gorduras do bem.
Mais a grande estrela é o selênio, um mineral altamente antioxidante que garante longevidade.
O selênio combate, por exemplo, o envelhecimento das células causados principalmente pelos radicais livres, e previneo aparecimento de tumores e doenças neurodegenerativas como: Alzheimer, e esclerose múltipla.
A tireoide funciona a pleno vapor na presença do mineral, se não fosse ele os famosos hormônios fabricados pela glândula não existiriam. A falta de selênio pode estar associada a um maior risco de câncer, doenças cardiovasculares, alteração das funções imunológicas, infertilidade masculina, inflamações e infecções virais.
A castanha-do-pará em casca (sem casca perde-se 75% do selênio) é uma fonte simples, efetiva e barata para aumentar o nível deste micronutriente fantástico no organismo.
Alimento que funciona – segunda a Anvisa a castanha-do-pará está na lista dos alimentos funcionais, isto porque, além de nutrir ela promove benefícios para a saúde.O consumo de uma castanha por dia ajuda a combater doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, câncer e obesidade.
O ômega 3 diminui o triglicerídeo, controla a hipertensão, já que, favorece o relaxamento dos vasos sanguíneos, além se ser um anti-inflamatório natural.
As vitaminas do complexo B e o magnésio são essenciais para o sistema nervoso, contribui para diminuir a ansiedade, melhorar o humor e ainda afastam a depressão.
CASTANHA EM CASCA – preservam de 70 a 80% do selênio contido e apresentam teores de minerais, ácidos graxos e aminoácidos preservados em relação as descascadas. Isso implica em que o inadequado manejo das castanhas leva a consideráveis perdas na suas características de composição, principalmente selênio, ácidos graxos (ômega 3 e 6) e aminoácidos.
             Ao ingerir essa pequena substância, a pessoa estará incorporando ao seu organismo um mineral extremamente importante para ter uma vida longa e saudável. Trata-se do selênio, substância responsável pelo combate ao envelhecimento celular, cuja origem está na formação dos radicais livres que acabam com as células.
 O consumo diário de duas castanhas do pará já é suficiente para que se aumente em 65% o teor de selênio no sangue. É isso que atesta estudo realizado pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia. Nesse aspecto, vale lembrar que pela castanha do pará que é produzida no norte e no nordeste do Brasil ser muito rica, a ingestão de apenas uma castanha já é suficiente para proporcionar ao organismo um acréscimo considerável de selênio no organismo. No caso da criança então, o consumo de meio grão já é suficiente. Na realidade, os benefícios do selênio são muitos amplos. Para se ter uma ideia, protege o cérebro e pelo fato de combater os radicais livres, acaba preservando as células nervosas, o que é fundamental para que com o passar dos anos, a pessoa não seja acometida por doenças neurodegenerativas. Ela também é fundamental para o bom funcionamento da tireoide, pois sem o selênio simplesmente não há a produção dos hormônios. Além disso, ajuda o organismo a expulsar as toxinas e os metais pesados que se encontram nas células e, a medida que faz essa limpeza no organismo, previne tumores, fortalece o sistema imunológico e por ser rica em gorduras mono e polinsaturadas, reduz os níveis de colesterol ruins do sangue e, ao mesmo tempo, aumenta o bom colesterol, o que impede o surgimento de doenças cardiovasculares.
Outros benefícios;
 Além de todos esses benefícios que o selênio provoca no organismo, vale lembrar que a castanha do pará também possui magnésio, responsável pelo bom funcionamento cardíaco, das células nervosas e pela formação dos ossos. Há outros ganhos também, pois contém o ômega 3, que proporciona uma melhoria na memória, nas habilidades motoras, na velocidade de reação e, o que é mais importante, reduz o estresse. Como se vê, as aparências enganam, quem vê um grão minúsculo da castanha do pará, não tem consciência do tesouro que carrega nas mãos. Portanto, em vez de se entupir de remédios, e ficar sujeito aos seus efeitos colaterais, o negócio é recorrer a natureza e se beneficiar desse abençoado alimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário